Pesquisa de estudantes de Agronomia foi classificada para a Genius Olympiad 2018, que será realizada de 11 a 16 de junho de 2018 na Universidade Estadual de Nova York
As microalgas são algas unicelulares, que podem ser encontradas em vários tipos de ecossistemas. No Ceará, as estudantes Gabriela de Freitas Maia e Edla Rayane de Oliveira Lemos, do curso de Agronomia do Campus de Limoeiro do Norte do IFCE, desenvolvem, desde 2015, pesquisa com a Chlorella vulgaris e já identificaram alguns benefícios da microalga. O trabalho é orientado pelo professor José William Alves da Silva, atualmente lotado no campus de Aracati.
De acordo com Gabriela, a biomassa produzida a partir da Chlorella vulgaris em efluentes aquícolas pode ser utilizada na produção de biodiesel a um preço mais acessível. Essa produção ainda teria uma vantagem ambiental, por utilizar água de rejeito da produção de organismos aquáticos no cultivo de microalgas.
No fim de 2017, a pesquisa das alunas ficou em segundo lugar na área de Ciências Agrárias de Nível Superior da VII Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí- MCTEA, em Abaetetuba, no Pará. O resultado garantiu a classificação para a Genius Olympiad 2018, que será realizada de 11 a 16 de junho de 2018 na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mas, devido ao alto valor da viagem, as alunas não poderão participar do evento. Apesar disso, o resultado foi percebido como incentivo para continuidade da pesquisa. Para o professor José William, o resultado merece ser celebrado, pois “é uma pesquisa com grande potencial socioeconômico”, ressalta.
Outras informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site do IFCE.
A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).
Leia o texto anterior: 2ª Feira do Conhecimento é lançada em Fortaleza
Giselle Soares
Deixe um comentário