Vamos dar uma paradinha para olhar pra dentro e ver o que pode ou deve ser desfeito, refeito ou feito, para que outros ciclos venham
“Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro desperta.”
– Carl Jung
Pois bem, amigas e amigos leitores…
Tentei, por exatas 200 ACs (Aulas Condensadas), ser o mais empreendedor possível. Não por um impulso interno que me obrigava, mas pela força de suaves, refinados e necessários (pois forjaram um hábito em mim) pedidos externos que me foram gentilmente impostos por 200 semanas, os quais resultaram em textos para uma coluna que tão gentilmente foi comigo pensada e construída: Empreendedorismo Inovador.
Essa coluna e esse portal deveriam ser parte integrante e indissociável da Ciência brasileira, da nossa Ciência cotidiana, mas, aparentemente, tremulou só como uma bandeira, o Nossa Ciência.
E assim, como tudo na natureza (e no mundo empreendedor), aquela Curva “S” tantas vezes decantada – e que até brincamos, ao batizar em 26 junho de 2019 uma AC por Te pego ali na curva! -, nos pegou! Sim, o ciclo inovação – crescimento – maturidade – standby acaba de ser cumprido por nós.
Muitas vezes ouvi de Edna e Mônica o quanto haviam aprendido com as ACs. Entretanto, e com um sentimento de despedida de um ente querido, olho para trás, pros lados, para baixo e para cima e vejo que, na1 verdade, fui eu o empurrado para frente! Fui eu quem mais cresceu em todo percurso, assim como também passei a entender um pouco mais sobre pautas da Sociedade que elas defendem, e me foram aqui apresentadas de forma mais íntima (até mesmo do que pela própria universidade em que habito). Temas que minha bolha acadêmica e especializada forçava em blindar. O Portal Nossa Ciência mostrou-me que atingir outras esferas também é empreender. Agradeço por ter uma venda a menos, meninas!
E, finalmente, gostaria de agradecer a vocês que, sob pau e Tik-Tok, com afagos e críticas, me poliram e permaneceram com a gente até aqui.
O Nossa Ciência vai dar uma paradinha para olhar pra dentro. Vai ver o que pode ou deve ser desfeito, refeito ou feito, para que outros ciclos venham e possamos sonhar novamente com uma Ciência empreendedora e inovadora bem aqui, e por este canal.
Pensemos o Empreendedorismo de forma científica,
a Ciência de forma empreendedora
e o Nossa Ciência como um elo entre ambos!
– GBB-San
A coluna Empreendedorismo Inovador é atualizada às quartas-feiras. Gostou da coluna? Do assunto? Quer sugerir algum tema? Queremos saber sua opinião. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag #EmpreendedorismoInovador.
Leia a edição anterior: Analisando 200 Aulas Condensadas
Gláucio Brandão é Pesquisador em Extensão Inovadora do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Deixe um comentário