Na coluna Diversidades, Ricardo Alexino lembra que 20 de novembro é dia de resistir ao racismo
Na terça, 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, desde a promulgação da lei 12.519/2011. No Brasil, mais de mil municípios consideram a data como feriado.
O professor Ricardo Alexino Ferreira lembra, no entanto, que várias Câmaras de Vereadores querem anular o feriado. Para os movimentos sociais, esse tipo de atitude reflete o racismo contra o negro e a lógica da exclusão, que considera qualquer política afirmativa para o segmento como desnecessária. “As críticas virulentas escancaram o racismo brasileiro, em que qualquer movimento voltado para o negro é considerado desnecessário, desde datas comemorativas até políticas afirmativas como cotas”, afirma o professor.
Nos últimos anos, os movimentos negros têm realizado várias atividades durante todo o mês de novembro, abordando as questões étnicas e destacando a luta contra o racismo.
Ouça a coluna
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: Adhemar Ferreira da Silva: herói esquecido
Ricardo Alexino Ferreira