Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos Diversidades

segunda-feira, 29 outubro 2018
Em 1948, Eleanor Roosevelt segura a recém criada Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto: Wikpedia.

Apesar disso, violação dos direitos humanos tem crescido acentuadamente no Brasil

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito”. Essa é a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos que este ano completa 70 anos. Na coluna desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre este documento que é referência para cidadania.

Ela foi criada em 10 de dezembro de 1948, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris. Com 30 artigos, a Declaração surgiu como forma de coibir a violação dos direitos e  garantir a cidadania a todos. A proposta era que nunca mais ocorresse genocídio como o holocausto ocorrido na segunda Guerra Mundial provocado pelo nazismo.

Alexino afirma que, na atualidade, vários artigos da Declaração têm sido violados, principalmente com o ressurgimento de movimentos neonazistas pelo mundo afora. No Brasil, os direitos ainda sofrem inúmeros atentados.

Ouça a coluna:

A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).

Ouça a coluna anterior: O preconceito que mata

Ricardo Alexino Ferreira

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital