Lançamenbto de Nisisnha reúne Abimael Silva, do Sebo Vermelho, João Correia Filho, da Editora Mireveja e outros apaixonados pela literatura.
No próximo sábado, 14 de setembro, ocorrerá um encontro especial entre dois editores independentes, Abimael Silva, do Sebo Vermelho, e João Correia Filho, da Editora Mireveja. O evento também marcará o lançamento do livro infantil Nisinha, inspirado nas ideias da médica Nise da Silveira. A obra aborda temas como loucura, imaginação e arte, trazendo reflexões profundas para crianças e adultos. O encontro celebra a paixão pela literatura independente e a trajetória única desses dois editores brasileiros.
Apoie o Nossa Ciência. Faça um pix para contato@nossaciencia.com
No próximo sábado, dia 14 de setembro, nós, amantes do livro e da leitura, temos um bom motivo para celebrar: trata-se do encontro entre dois representantes da “loucura” de editar livros no Brasil de maneira independente, o Sebo Vermelho (Natal-RN) e a Editora Mireveja (Bauru-SP). Isso mesmo: o sebista e editor Abimael Silva recebe, na clássica calçada da avenida Rio Branco, o jornalista e editor João Correia Filho.
Os dois editores se conhecem há cerca de vinte anos, quando João Correia Filho, na função de jornalista, veio a trabalho para cobrir pautas sobre o sertão norte-rio-grandense e paraibano. O encontro com Abimael e suas edições da Coleção João Nicodemos de Lima seria, então, fundamental para a cobertura das matérias de João Correia. Logo depois, ele, que já era um autor inteirado no processo de editar livros, aproveitou a crise de 2016 e 2017 para se lançar na aventura de ser seu próprio editor. Daí surgiu a Editora Mireveja (neologismo pronunciado por Riobaldo, em “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa). Localizada em Bauru, interior de São Paulo, a editora de João Correia Filho já publicou títulos nas áreas de literatura, arte, memória, história, fotografia, jornalismo, viagem e dramaturgia. Entre eles está Arqueologia da criação – uma imersão no acervo-atelier de Rossini Perez, da curadora Sabrina Moura, que dedica uma longa pesquisa sobre a obra do artista potiguar.
A ocasião de reencontro entre os dois editores, dentre outros motivos de deleite, serve também de lançamento do livro “Nisinha”, primeiro livro infantil de João Correia Filho, autor também de obras como “Lisboa em Pessoa”, vencedor do Prêmio Jabuti de 2012.
Repleto de perguntas engraçadas e desconcertantes, dessas que as crianças adoram, o livro infantil Nisinha, parte de ideias e conceitos difundidos pela médica Nise da Silveira para trazer reflexões sobre a loucura, a imaginação, o inconsciente, os sonhos e, principalmente, a arte, grande ferramenta de cura que fez de Nise uma personalidade mundial.
Nisinha, a protagonista, é uma menina muito curiosa que acorda de madrugada e vai silenciosamente até sua casa na árvore, onde faz perguntas a uma série de criaturas monstrambólicas. “Senhor Monstrengo, hoje eu ouvi minha mãe dizer que o mundo está cheio de gente louca. O que é ser louco?” ou “Senhor Bicho Esquisito, o que é a imaginação?”
Às indagações da menina, a cada madrugada, um novo monstro reponde com frases inspiradas nos pensamentos de Nise da Silveira, sempre de forma poética e cheia de simbologias. “– Hm… É muito difícil dizer. Mas todo mundo tem pouco de loucura, você não acha?” ou “Taí uma pergunta com muitas respostas. O importante é que você viva a imaginação a todo instante, Nisinha, pois ela carrega nossa realidade mais profunda.”
João Correia Filho conta que a sugestão de fazer um livro homenageando Nise da Silveira veio da amiga e parceira de trabalho Fabiana Biscaro, admiradora da médica alagoana. No início de 2024, o editor resolveu abraçar o projeto e iniciou uma pesquisa sobre a vida e a obra de Nise, dando destaque a suas ideias e frases emblemáticas. “A proposta nunca foi fazer um livro biográfico, mas partir de uma narrativa ficcional, direcionada às crianças, trazendo as ideias dessa mulher tão inspiradora”, explica João.
O resultado é uma narrativa que propõe algumas leituras: enquanto conta a história de uma menina curiosa que dialoga com criaturas fantásticas e descobre a importância da arte e dos sonhos, o livro incita reflexões sobre temas importantes como o inconsciente, a imaginação, a liberdade (Nise foi presa durante a ditadura de Getúlio Vargas), a loucura e, claro, a arte e o afeto. “Penso que Nisinha dialoga com as crianças por sua história cheia de mistérios e por suas sugestivas ilustrações, assinadas por Chris Tragante. E levanta discussões entre pais, professores, psicólogos, artistas e arte-educadores”, completa João.
Além de criaturas incríveis, as páginas de Nisinha são povoadas de gatos, muitos gatos, animais que foram a grande paixão de Nise da Silveira (ela chegou a escrever um livro sobre eles). No final do livro, há um pequeno texto não ficcional sobre essa grande médica brasileira.
Para quem conhece e admira os meandros da cadeia dos livros e sabe o quão “insano” é editar de maneira independente (aqui ou alhures), cuidando de tarefas que vão desde a compra do papel até a distribuição final do livro, esse encontro entre o Sebo Vermelho e a Mireveja é imperdível. Agende aí:
Lançamento do livro Nisinha
De João Correia Filho e Chris Tragante
14 de setembro de 2024, 9h às 12h
Local: Sebo Vermelho – Av. Rio Branco, 705 – Natal – RN
Outros livros da Mireveja estarão também disponíveis.
Leia o texto anterior: As línguas são organismos vivos relacionadas com experiências dos sujeitos falantes, suas ações e interações que afetam e constroem realidades
Cellina Muniz é escritora e professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Cellina Muniz
Deixe um comentário