Ceará estabelece convênio de cooperação científica com Portugal SCIARÁ

terça-feira, 13 dezembro 2016

Estado integrará a plataforma internacional de ciência e tecnologia Azores International Reserch. Paulo Ferrão, da FCT, Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, e Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap assinaram o termo de cooperação científica

O Ceará integrará o Azores International Research Center (AIR Center), uma plataforma internacional de ciência e tecnologia que será instalada pelo governo português no arquipélago de Açores. O convênio foi assinado no início de novembro entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT). As áreas estratégicas do novo centro serão Mudanças Climáticas, Oceano, Espaço, Energias e Data Science.

O presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Paulo Ferrão, apresentou o centro de pesquisa em palestra realizada na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Em seguida, houve uma reunião com pesquisadores de instituições incluídas na primeira fase da parceria, a fim de dialogar sobre os projetos que poderão fazer parte do AIR Center.

Parceiros

Entre as instituições que devem participar do AIR Center estão, além da Uece, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST).

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia de Açores, Fausto Brito e Abreu, afirmou, durante o 6.º workshop ‘Atlantic Interactions: Knowledge, Climate Change, Space and Oceans’, que o Azores International Research Center pode estar formalmente constituído em 2017. Durante o evento, realizado em Bruxelas, Brito e Abreu enalteceu o “extraordinário trabalho que o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, e o Presidente da FCT, Paulo Ferrão, têm desenvolvido” na captação de apoios internacionais para a criação do AIR Center, “incluindo parceiros do Atlântico Sul, como o Brasil e África do Sul”.

Um esboço com as prerrogativas do futuro centro de pesquisa está disponível para consulta (em inglês) no site do governo português .

A coluna Sciará é atualizada quinzenalmente às terças-feiras. Leia, opine, compartilhe, curta.  Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Instagram (nossaciencia), Twitter (nossaciencia).

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital