O professor Ricardo Alexino Ferreira fala da importância de se resgatar os homossexuais na história, e que isso faz parte da busca pelos direitos humanos
A história oficial geralmente elimina de sua narrativa os grupos da diversidade, como é o caso de pessoas LGBTs. O professor Ricardo Alexino Ferreira explica porque isso acontece sistematicamente ainda hoje e fala da importância de se resgatar os homossexuais na história. “A história, como já se mencionou, é contada pelos vencedores”, afirma.
Alexino recomenda a leitura do livro Tríbades Galantes, Fanchonos Militantes: Homossexuais que Fizeram a História, do historiador Amilcar Torrão Filho, que resgata o papel dos homossexuais ao longo dos séculos, passando por diversos personagens históricos. Para o professor Ricardo Alexino Ferreira, resgatar na história os segmentos da diversidade é algo recente e faz parte da busca pelos direitos humanos.
Ouça a coluna:
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: Os indígenas e os impactos da colonização europeia
Ricardo Alexino Ferreira
Deixe um comentário