Biblioteca central da UFRN disponibiliza versão digitalizada de jornais dos séculos XIX e XX do Rio Grande do Norte
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece a seus usuários, por meio de seu Portal público, a versão digitalizada dos jornais: A Ordem, A República, Brado Conservador, Diário de Natal, Gazeta do Natal, OASIS, O Caixeiro, O Macauense, O Nortista, O Povo, O Santelmo, entre outros. Estes são jornais de valor histórico e/ou memorial publicados no Rio Grande do Norte nos séculos XIX e XX que foram digitalizados para se tornarem ainda mais visível à comunidade de um modo geral.
Respeitando a lei de direitos autorais, o acervo é uma magnifica fonte primária de documentos que serve tanto ao pesquisador cientista quanto ao pesquisador curioso que há dentro de cada um de nós.
Os grandes fatos de nossa história (local e mundial) estão contidos nesses milhares de arquivos. O jornal A República, por exemplo, foi criado na época em que o Brasil passou a ser uma república federativa. O Diário de Natal é outro exemplo importante dessa coleção. Esse periódico circulou por cerca de 70 anos, começando antes da Segunda Guerra Mundial e encerrando suas atividades em 2012.
A disponibilização desse material em formato digital é inteiramente livre e sem qualquer custo, potencializando seu acesso e contribuindo para o resgate da memória cultural do Rio Grande do Norte.
O acesso, possível a partir de qualquer aparelho conectado à Internet, pode ser realizado no endereço http://bczm.ufrn.br/jornais/ ou por meio do Portal da BCZM.
Deixe um comentário