Jogo desenvolvido no Piauí estará na maior feira de games da América Latina Inovação

sexta-feira, 26 agosto 2016

Expectativa da equipe do IFPI é atrair parcerias e conseguir investimento privado para melhoramento do Crown Brawl e criação de outros jogos digitais

O jogo Crown Brawl, desenvolvido por uma equipe do Instituto Federal do Piauí (IFPI), marcará presença na Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina. O evento ocorre de 1 a 5 de setembro, no centro de exposições São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A expectativa do professor Marcelino Almeida e seus alunos é grande, já que a feira contará com a presença das principais empresas do mundo dos games e de outros segmentos. O jogo piauiense será apresentado em estande no Pavilhão Indie, destinado aos desenvolvedores independentes que contam apenas com recursos próprios para transformarem suas ideias em projetos reais.

“Será uma experiência única colocar os alunos em contato direto e real com o empreendedorismo e à pressão de encarar desenvolvedores indies, de médias e grandes empresas do segmento e o próprio público. É uma oportunidade de buscar parcerias, aumentar o networking e se possível conseguir investimento privado para a criação de produtos crossmídia suplementando o produto Crown Brawl como jogo digital”, detalha Almeida.

Criado a partir de um projeto de pesquisa, o Crown Brawl é definido como uma fusão de gêneros de jogo, entregando ao usuário uma jogabilidade dinâmica, divertida e cheia de reviravoltas. “O Crown Brawl é focado no multiplayer competitivo, colocando você e seus amigos em uma arena onde um movimento errado pode custar muito caro. O cenário é interativo, fornecendo vantagens e armadilhas a todo momento. A incrível arte e personagens carismáticos transformam o jogo em uma experiência única. Crown Brawl é um projeto aprovado”, explica o professor Almeida.

O desenvolvimento do jogo teve início dentro da Global Game Jam, realizada em Teresina em 2015, e passou por diversas alterações até a versão atual, que será apresentada na BGS. Além de Marcelino Almeida, participam do projeto estudantes dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica e superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Arquitetura, Música e Jornalismo. “Atualmente temos 10 alunos envolvidos, alguns deles iniciaram ainda no Ensino Médio e hoje estão no Ensino Superior”, orgulha-se.

Objetivos

Crown Brawl é um projeto aprovado através do edital PIBIC IT do Instituto Federal do Piauí com o intuito de desenvolver um jogo para ser lançado e comercializado no ano de 2016. O projeto é promovido através do Labiras – Laboratory of Intelligent Robotics, Automation and Systems, sediado IFPI Campus Teresina.

Organizado anualmente há três anos, no IFPI, a sede do Global Game Jam reúne jovens que têm 48 horas para desenvolver um jogo do zero, baseado em um tema proposto pelo evento e isso acontece simultaneamente em todo mundo. Após o desenvolvimento do protótipo os criadores seguem com tal projeto como achar melhor, tendo em vista que a propriedade intelectual é de total posse dos desenvolvedores. “A equipe submeteu o que seria a primeira versão do Crown Brawl e após o protótipo desenvolvido dentro de 48 horas continuamos de maneira tímida a continuação do jogo transformando ele da versão 2D para versão 3D”, lembra Almeida.

O professor conta que os alunos envolvidos no Crown Brawl já usavam ferramentas para desenvolvimento de jogos a serem aplicados na área médico-hospitalar. Os principais projetos eram para o tratamento de fobias (projeto esse que participou do programa Encontro com Fátima Bernardes em 2014) e para o tratamento e correção do estrabismo com realidade virtual evitando procedimento cirúrgico – projeto já registrado no INPI. “Isso foi até engraçado, pois trabalhar nesses projetos para a área médica frustrava um pouco eles, porque o sonho desses alunos era desenvolver jogos, participar do mundo dos negócios envolvidos com jogos digitais e tendo grandes desenvolvedores e empresas como ídolos”, conta Almeida.

Próximos passos

Com o amadurecimento em desenvolvimento de jogos alcançado pela equipe, Almeida explica que o projeto evoluiu e se transformou em um projeto de pesquisa aplicada com indução ao empreendedorismo submetido ao edital PIBIC-IT/PIBICjr-IT que visa desenvolver e empreender uma empresa de desenvolvimento de jogos e afins transformando os conhecimentos adquiridos nos cursos técnicos e superior do IFPI em aplicação direta no setor produtivo e economia criativa, e com indução secundária de propor e fortalecer atividades de extensão ligadas ao desenvolvimento de jogos digitais e aplicações correlatas.

Na situação atual do projeto, a equipe visa amadurecer o jogo para um produto completo para formação e consolidação de uma empresa incubada no IFPI, produção de propriedade intelectual e registro de marca junto ao NIT para proteção e comercialização desse produto. “Até o momento não há nenhum mecanismo de incubação no IFPI Teresina Central. Futuramente, pretendemos produzir mais jogos comerciais e também simuladores aplicados para realidade do setor de economia criativa dentro e fora do Estado”, planeja Almeida.

Acesse a página do Crown Brawl no Facebook e confira um vídeo demonstrativo do jogo.

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