Lev Boulaevsky é um dos organizadores de um workshop sobre magnetismo e supercondutividade
“O que tem empolgado as pessoas ultimamente são os trabalhos com supercondutores com aplicações em áreas como eletrônica, transporte de energia e na construção de computadores quânticos”. A afirmação é do professor Lev Boulaevsky, coordenador do workshop “Interferência do Magnetismo e Supercondutividade”, que está ocorrendo no Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
No evento, cientistas de diferentes instituições de todo o mundo expõem o andamento de suas pesquisas, trocam informações e também apresentam novas abordagens para problemas fundamentais da física matemática e novas aplicações para ramos da física teórica. (Veja no final dessa matéria, os nomes de alguns pesquisadores que estão no IIF).
Boulaevsky, que agora integra o quadro de professores do IIF, ganhou o Prêmio Abrikosov no Vortex de Física no ano passado, em reconhecimento por seu trabalho em parceria com os Professores Alexei E. Koshelev e Masashi Tachiki. O Prêmio Abrikosov é concedido a pesquisadores que tenham alcançado resultados notáveis na ciência básica do comportamento vortex, e é apresentado a cada dois anos no Workshop Internacional sobre Vortex Matéria em supercondutores.
Supercondutividade
Sabe-se hoje que a coexistência de supercondutividade e ferromagnetismo pode ser facilmente alcançada em heteroestruturas de supercondutores/ferromagnetos fabricados artificialmente. Devido ao efeito de proximidade, a supercondutividade pode ser induzida, o que abre uma oportunidade única para estudar as propriedades de elétrons supercondutores sob a influência de um grande campo de troca. Por exemplo, a “Camada F” que é a região da nossa atmosfera com maior concentração de elétrons e íons. Ela é muito importante, por exemplo, para a propagação de ondas de radio e nela se realizam vários experimentos da física quântica.
A aplicabilidade da supercondutividade e do magnetismo é evidente e pode-se esperar que a sua combinação no mesmo sistema estará na origem de novas funcionalidades fascinantes. Para o pesquisador americano, este campo de estudo tem uma forte vertente nas pesquisas teóricas, mas também tem um grande potencial de aplicações em outras áreas como a medicina e transporte. Um exemplo de aplicação em transporte pode ser visto nos trens de trilhos magnéticos ou magleves, que são aqueles que “flutuam” sobre os trilhos.
Workshop
Com previsão de conclusão para o início de setembro, o workshop é explicado pelo cientista, que é ex-membro do Laboratório Nacional de Los Alamos (EUA). “Neste workshop estamos discutindo novas fronteiras nas pesquisas sobre supercondutividade e magnetismo, com apresentações de pesquisadores de vários países, o que nos dá uma oportunidade de compararmos resultados e trocar ideias, especialmente porque vimos um grande desenvolvimento desse campo nos últimos anos dentro dos trabalhos em ferromagnetismo”, garante Boulaevsky.
Mais informações sobre o Prêmio Abrikisov podem ser vistas em www.vortex2015.org
Alguns dos palestrantes que estão no IIF:
Alexandre Bouzdine -University of Bordeaux, França,
Konstantin Efetov – Ruhr University Bachum, Alemanha
Shinya Uji – National Institute for Materials Science, Japão
Christian Bernhard – University of Fribourg, Suíça
Andrew Huxley – The University of Edinburgh, Reino Unido
Sebastian Bergeret – Materials Physics Center (CSIC) & Donostia International Physics Center, Espanha
Yakov Kopelevich – UNICAMP, Brasil
Jochen Wosnitza – Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf, Alemanha
Klaus Hasselbach – CNRS, França
Joe Thompson – Los Alamos National Lab, Estados Unidos
Deixe um comentário