Colunista relembra a vida e obra desse que foi um militante negro importante na história dos movimentos sociais no Brasil
Na coluna Diversidades desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre o jornalista e intelectual negro Hamilton Bernardes Cardoso. O ativista participou da criação do Movimento Negro Unificado, em 1978, que denunciava o racismo no Brasil.
Para o colunista, Hamilton Cardoso é um dos nomes que compõe a história da trajetória do negro brasileiro. Formado em jornalismo, ele escreveu para jornais influentes de sua época e usava a profissão como instrumento de discussão dos problemas raciais.
Após sofrer um acidente que encerraria sua carreira como jornalista, Cardoso entrou em depressão e tentou cometer suicídio diversas vezes. Morreu aos 46 anos, ao jogar-se no Rio Tietê.
Ouça a coluna que traz um trecho de um documentário com Hamilton Cardoso
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: Cresce o número de documentários sobre o universo LGBTI+
Ricardo Alexino Ferreira
Deixe um comentário