Elementos negativos e opressores, os estereótipos são recursos fundamentais para a discriminação e a manutenção do status quo
“Os estereótipos podem ser bastante opressivos porque retiram dos indivíduos o seu aspecto de sujeito, aquele que pode fazer escolhas, além de impedir o desenvolvimento social”, afirma o professor Ricardo Alexino Ferreira ao analisar os estereótipos como elementos reforçadores das discriminações raciais, de gêneros e outras.
Para Alexino, estereótipos são elementos que estão dentro da cultura e do cotidiano de um povo, tornando-se um referente social compartilhado para oprimir, principalmente, as pessoas dos segmentos das diversidades. Ainda segundo ele, todos os estereótipos são negativos, mas há aqueles que têm uma aceitação e status social que pode render alguns privilégios.
Ouça a coluna:
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email (redacao@nossaciencia.com.br).
Ouça a coluna anterior: A história afro-atlântica da escravidão é contada em exposição
Ricardo Alexino Ferreira
Deixe um comentário