Estudo sobre recompra de ações, apoiado pelo IDEP, é premiado em evento de Contabilidade em São Paulo
A Universidade Federal da Paraíba recebeu o prêmio de Melhor Artigo da área de Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais no X Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade (Anpcont) que ocorreu este mês em São Paulo. Os premiados foram Inajá Garcia, egressa do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (UnB/UFPB/UFRN), e o professor Wenner Lucena, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O artigo foi originado da dissertação de mestrado de Inajá, apresentada na UFPB em janeiro deste ano. O trabalho tem como título “Motivos para Recompra de Ações: Uma análise com as Empresas da BM&FBovespa e da NYSE (New York Stock Exchange)”.
Os autores premiados explicam que “para as empresas da BM&FBovespa o fluxo de caixa livre, juntamente com o interesse das empresas em ajustar a estrutura de capital por meio da alavancagem, explicam a recompra de ações efetuada pelas empresas. Além disso, no Brasil, não há incentivo para uma diminuição da distribuição de dividendos em detrimento de um aumento na recompra de ações. Para as empresas listadas na NYSE, o fluxo de caixa livre e a distribuição de dividendos afeta a recompra de ações”.
A pesquisa recebeu o apoio do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e do convênio da Base de Dados Thomson Reuters. Segundo os autores, “os motivos para a recompra de ações das empresas da BM&FBovespa e da NYSE são diferenciados, pois há todo um conjunto de características que afetam esses resultados.”
O artigo na íntegra pode ser consultado aqui.
Deixe um comentário