Serão realizadas pesquisas para gerar novos produtos e soluções na área de tecnologia automotiva, além de projetos de capacitação profissional para alunos da UFPE
Gerar inovações tecnológicas no Brasil para a indústria automotiva. Com esse objetivo, acaba de ser lançado, no Recife, o Live – Laboratório de Inovação Veicular. O projeto é uma parceria entre o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
A avançada estrutura, montada no Centro de Treinamento e Pesquisa da Iron House, empresa de desenvolvimento imobiliário do Grupo Cornélio Brennand, será utilizada para realizar pesquisas aplicadas em tecnologia automotiva, de forma a gerar novos produtos e soluções e contribuir para a capacitação profissional de alunos da UFPE em todos os níveis.
Os trabalhos que serão desenvolvidos no Live estarão focados em soluções inovadoras visando o carro do futuro. O uso de tecnologias de ponta associado a estudos de usabilidade dos condutores, norteiam diversas pesquisas no Live. Além disso, aspectos de cybersegurança e de internet das coisas estão presentes como pré-requisitos no desenvolvimento das soluções.
O laboratório tem como foco o desenvolvimento de vários tipos de softwares embarcados, sendo capaz de gerar novos conceitos, criar protótipos e validar seus usos tanto em modelos digitais quanto físicos. Isso porque além de uma avançada rede de computadores e bancadas de eletrônica, a instalação conta com equipamentos de medição e duas estruturas de experimentação para testes dos protótipos criados em automóveis reais.
Formação de recursos humanos
A equipe atual é composta por 16 pessoas entre professores, engenheiros, técnicos, estagiários, além de pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado, com pesquisas totalmente direcionadas à área automotiva. Além disso, o Live conta com um corpo administrativo contendo gerente, suporte técnico e financeiro, que juntos ajudam a manter o perfeito funcionamento do laboratório e fazem a intermediação de todos os trâmites burocráticos com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade).
Outra expectativa do âmbito acadêmico é que, a partir de parcerias como esta, vários trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado sejam frutos desse projeto de cooperação. A intenção é que tanto a empresa como a universidade tragam mais projetos para o laboratório, de forma a maximizar sua utilização, a geração de inovação no Brasil e o aprendizado dos bolsistas.
Além disso, o Live irá contribuir para a formação de recursos humanos na área automotiva no estado de Pernambuco e no Brasil. O laboratório poderá ser um provedor de vários projetos na área automotiva, o que permitirá a integração de outras competências, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de qualidade.
O acordo técnico entre FCA e o CIn para instalação do Live tem duração total de quatro anos e foi firmado no ano passado. Nesse período, além de projetos exclusivos para a FCA, o laboratório poderá desenvolver outras pesquisas de comum interesse entre a empresa e a universidade, ampliando as possibilidades de geração de conhecimento e capacitação profissional.
A previsão de investimentos na instalação do LIVE e nos projetos que serão realizados no laboratório é de R$ 6,6 milhões em quatros anos. Desse total, 60% serão financiados pelo BNDES e os recursos se enquadram nos benefícios para pesquisa e desenvolvimento do programa Inovar-Auto.
Deixe um comentário