O professor Ilde Guedes, do Departamento de Física da UFC, toma posse no dia 1º de agosto
Após dezoito anos à frente da Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Marcus Vale, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, aposentou-se. Em sua gestão, a Seara se tornou um dos principais museus de ciência do Brasil. Apesar de aposentado, o professor Marcus segue na instituição, como integrante do corpo de conselheiros.
Para o novo diretor, professor Ilde Guedes, do Departamento de Física da UFC, um dos grandes desafios é o difícil momento econômico que o País atravessa, sobretudo em relação à busca de recursos para dar continuidade aos projetos desenvolvidos na Seara.
O professor Ilde faz parte da Seara da Ciência desde 2006 e, desde 2008, atua como coordenador técnico-científico, à frente de projetos como feiras de ciências das redes municipal e estadual de ensino, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e as coleções de vídeos Imortais da Ciência e Santo de Casa.
Atualmente, a Seara recebe cerca de 25 mil visitantes por ano em seu salão de exposições. A média de acessos do site é de 3 a 4 mil/dia. O espaço também se destaca por seu grupo de teatro científico, que anualmente realiza várias apresentações em escolas, praças públicas e na própria Seara da Ciência.
Para mais informações, leia a coluna Um passeio pela Seara da Ciência publicada em março no Nossa Ciência.
A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).
Leia o texto anterior: Sensores para redução da perda de água
Giselle Soares
Deixe um comentário