Artigo publicado na Reviews of Modern Physics faz uma revisão das propriedades físicas do grafeno
Pesquisa realizada por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o grafeno – material bidimensional produzido a partir de moléculas de carbono – foi publicada na prestigiada revista Reviews of Modern Physics, que tem fator de impacto 33.177, um dos mais altos da área.
O trabalho foi desenvolvido pelos professores Antonio Gomes Souza Filho e Eduardo Bedê Barros, ambos do Departamento de Física, em parceria com os pesquisadores V. Meunier, do Instituto Politécnico Rensselaer (Nova York), e M.S. Dresselhaus, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge).
O artigo “Physical properties of low-dimensional sp2-based carbon nanostructures” faz uma revisão das propriedades físicas do grafeno, grande promessa para a física de materiais e suas aplicações devido a uma série de características incomuns: extrema flexibilidade, resistência, condutividade, transporte de elétrons, dentre outras.
O texto revisita os últimos 20 anos de pesquisa. De acordo com os autores, o impacto dessas pesquisas encabeçou uma série de descobertas fundamentais que desempenharam papel central na compreensão de muitos aspectos da física de materiais e sua aplicação.
Os pesquisadores avaliam estruturas derivadas do grafeno, como empilhamento de poucas camadas, nanotubos de carbono e nanofitas, para discutir como as propriedades desses materiais podem ser modificadas e adaptadas para aplicações específicas.
Deixe um comentário