Evento foi realizado pelo Idema
O Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizou nessa terça-feira (29), uma gincana ecológica com 180 alunos da rede pública de ensino dos municípios de São José de Mipibu, Nísia Floresta, Goianinha, Tibau do Sul e Georgino Avelino. A ação intitulada “De mãos dadas com a APA Bonfim-Guaraíra” faz parte do Projeto Elefante Verde e foi desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a UNI-FACEX, e contou com apoio da CAERN e prefeituras municipais.
A gincana ecológica foi criada com o intuito de mobilizar a comunidade escolar dos seis municípios que compõem a APA, como estratégia de engajamento social na gestão participativa da unidade. Durante toda a manhã, os estudantes competiram entre si nas provas de criação de paródias com temas ambientais, construção de obras de arte com material reciclável, além atividades como a plantação de mudas.
“O Idema enquanto órgão ambiental tem muita satisfação em realizar um evento como esse. A iniciativa é importante para incentivar as crianças a cuidarem do meio ambiente e serem agentes multiplicadoras”, afirmou Marcelo Gurgel, Diretor Administrativo do Idema.
“E além de receber as informações, as crianças poderão replicar os conhecimentos obtidos no evento para suas famílias e as famílias replicam nas comunidades onde vivem”, acrescentou a juíza Fátima Soares, coordenadora geral da Copegam, que compareceu ao evento junto a outros juízes coordenadores regionais, como Marcus Vinícius Pereira Júnior e Renata Aguiar.
O Diretor Geral do Idema, Rondinelle Oliveira ressaltou a responsabilidade social com o meio ambiente. “A participação efetiva de crianças e jovens em ações ambientais é promissora. Trata-se de uma construção coletiva de conhecimento. Afinal, o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos”, disse Rondinelle.
Sobre a APA Bonfim-Guaraíra
A APA Bonfim-Guaraíra é uma das nove Unidades de Conservação instituídas pelo governo estadual. Foi criada em 1999 pelo Decreto nº 14.369/1999, com uma área de 42 mil hectares, compreendendo porções de diversos ambientes naturais como dunas, mata atlântica e principalmente os recursos hídricos e diversas realidades sociais dos seis municípios que a compõe.
Deixe um comentário