Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Nossa Ciência relembra matérias que destacam o trabalho desenvolvido por pesquisadoras de universidades nordestinas
O 8 de março é mais que uma data de comemorações, representa o conjunto de reivindicações encampadas pelas mulheres, principalmente entre o fim do século XIX e início do século XX. As questões envolvendo direito ao voto e mercado de trabalho marcaram o início da trajetória de lutas femininas. No meio científico, os debates envolvendo gênero fomentam discussões sobre a baixa participação feminina em determinadas áreas, assédio e os desafios que muitas enfrentam em conciliar maternidade e a pesquisa.
Nossa Ciência resgata matérias, entrevistas e reportagens destacando o trabalho desempenhado por inúmeras pesquisadoras em instituições nordestinas. Nesta matéria, trazemos o perfil de Luciane Souza, da Universidade Federal de Alagoas. Ela é doutora em Ciências/Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência docente na área de Fisiologia Geral, Fisiologia do Sono e em Neurociências. Os temas recentes de suas pesquisas foram sobre os efeitos da restrição de sono na cognição e atenção de adultos jovens e de meia-idade.
Leia sobre a pesquisa de Luciane Souza: Jovens têm baixa qualidade do sono, observa pesquisadora da UFAL
Redação
Deixe um comentário