Objetivo da parceria é desenvolver ações de interesse mútuo entre as duas instituições por meio de visitas técnicas, intercâmbios, constituição de grupos de trabalho, organização de eventos acadêmicos, entre outras atividades
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido oficializou nesta terça, 26, um acordo de cooperação com a Universidade Nacional de Santiago del Estero da Argentina, a UNSE. O documento, assinado pelos reitores José de Arimatea de Matos (Ufersa) e Natividad Nassif (UNSE), visa desenvolver ações de interesse mútuo entre as duas instituições por meio de visitas técnicas, intercâmbios, constituição de grupos de trabalho, organização de eventos acadêmicos, entre outras atividades.
O acordo foi intermediado pelo professor do Departamento de Ciências Vegetais da Ufersa, Marco Antonio Diodato, que já ministrou aulas de Manejo de Unidade de Conservação pelo doutorado da universidade argentina. O professor esteve recentemente no país vizinho e falou que o acordo vai permitir uma boa troca de conhecimento para os alunos de Engenharia Florestal, Agronomia e Ecologia da Ufersa. “O destaque desse acordo é a semelhança dos ambientes onde a Ufersa a UNSE estão inseridas. As duas universidades ficam em regiões semiáridas e isso será muito bom para o desenvolvimento acadêmicos dos alunos daqui e de lá”, destaca o professor Diodato.
Com o acordo firmado, a expectativa inicial é que a Ufersa receba estudantes de Engenharia Florestal da Argentina em breve para cursar as disciplinas da área durante 6 meses em Mossoró. A estadia dos alunos argentinos deve ser financiada pelo Banco Santander. A Ufersa é a segunda universidade do Brasil a firmar um acordo de cooperação com a UNSE da Argentina. A primeira foi a Universidade Federal do Paraná.
Deixe um comentário