Universidade Federal do Ceará lança edital de incentivo para os programas de pós-graduação exercitarem a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade, visando maior participação no cenário internacional
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançaram edital, de natureza interna, para orientar a seleção de projetos de pós-graduação que vão integrar a proposta institucional da UFC a concorrer em edital da Capes voltado à internacionalização.
Na proposta da Capes, serão disponibilizados R$ 300 milhões anuais, entre os anos de 2018-2021, para financiamento de 40 projetos de instituições de ensino superior selecionadas. Neste ano, a meta de recursos é até R$ 150 milhões a partir de agosto.
Dentre os critérios para a seleção, é necessário que as Instituições de Ensino Superior ou os Institutos de Pesquisa tenham, ao menos, quatro programas de Pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, dentre os quais deve haver, no mínimo, dois cursos de doutorado.
Na última avaliação quadrienal, a Universidade Federal do Ceará se firmou como liderança regional no Nordeste, com três programas de pós-graduação alcançando nota máxima. Física, Matemática e Engenharia receberam nota 7.
A UFC ainda não definiu o número de projetos a serem selecionados, o total vai depender da quantidade e qualidade das propostas apresentadas. A instituição valorizará propostas que integram programas e grupos de pesquisa dentro de uma abordagem multi e transdisciplinar. Os recursos servirão para financiar: missões no exterior, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante sênior, capacitação em cursos de curta duração – summer/winter schools), bolsas no País (professor visitante, jovem talento com experiência no exterior, pós-doutorado com experiência no exterior). No cronograma, o período de submissão de propostas encerra em 28 de fevereiro e o resultado final está previsto para 23/03.
A Universidade definiu como temas prioritários para elaboração de projetos:
Luana França
Deixe um comentário