Observatório de Fortaleza é inaugurado pela Prefeitura SCIARÁ

quarta-feira, 20 dezembro 2017
O Observatório de Fortaleza está localizado na Rua Major Facundo, 584, Centro. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Espaço reúne mapas, documentos históricos e os visitantes podem apreciar exposições interativas, com projeções e imagens 3-D da cidade de Fortaleza.

…a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!
(João do Rio – A alma encantadora das ruas)

No início de dezembro foi inaugurado o Observatório de Fortaleza, equipamento da Prefeitura voltado à produção, difusão e acesso a informações sobre políticas públicas para a cidade. Localizado na Praça do Ferreira, no Centro da cidade, o equipamento é dirigido pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará Cláudia Leitão e integra o sistema de governança proposto pelo Plano Fortaleza 2040.

No espaço estão reunidos mapas e documentos históricos da cidade. O visitante também pode apreciar exposição interativa, com projeções e imagens em 3-D.  Para a diretora Cláudia Leitão, um dos objetivos é o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. “Nosso negócio é  gerir, produzir, divulgar, dar acesso ao conhecimento e fazer desse espaço um think tank, um lugar de debates, seminários, encontro de grupos de interesse, que têm visões e perspectivas diferentes sobre a cidade”, comentou.

Governador Camilo Santana e Prefeito Roberto Cláudio na solenidade de inauguração do Observatório de Fortaleza, no dia 8 de dezembro. Foto: Ribamar Neto/UFC.

O Prefeito Roberto Cláudio destacou que o equipamento, presente em uma das referências mais importantes de Fortaleza (a Praça do Ferreira), mostra a Prefeitura de braços abertos para que o cidadão possa interagir, conhecer o passado de Fortaleza, as transformações que a cidade sofreu e a Fortaleza atual. “A gente quer que as pessoas, estudantes, professores, comerciários, trabalhadores, moradores de rua entrem, visitem esse espaço, critiquem e admirem a sua Cidade, deem a sua sugestão para que a cidadania floresça”, disse o gestor.

O Observatório também tem como propósito o estímulo à interação entre universidades, agências e institutos de pesquisa. Durante a inauguração do equipamento, diversas instituições firmaram acordo de cooperação, entre elas a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Centro Universitário Christus (Unichristus).

O reitor da UFC, professor Henry Campos, destacou a parceria entre a academia e o poder público “É muito saudável para nossa cidade, uma das maiores e mais dinâmicas do País, que seu crescimento esteja sendo pensado em bases sólidas, com uma instância criada e adequada para qualificar, da melhor maneira, a governança municipal”, afirmou durante o discurso em que representou as universidades e institutos de pesquisa participantes do projeto.

O Observatório de Fortaleza situa-se na Rua Major Facundo, 584, Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.

A coluna SCIARÁ de Giselle Soares é atualizada semanalmente. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia).

Se você ainda não leu a coluna anterior, leia agora 

Conheça a colunista 

 

Giselle Soares

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital