CenterFrut reúne dados sobre fruticultura baiana

sexta-feira, 8 dezembro 2017

Site facilita o acesso à dados estatísticos da cadeia produtiva do setor no estado da Bahia

Com o lançamento do Centro de Inteligência da Fruticultura Baiana (CenterFrut), produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes e formuladores de políticas públicas terão à disposição através do site www.centerfrut.com.br diversos dados e informações sobre a fruticultura na Bahia. Um dos principais resultados do projeto Gestfrut, é o estabelecimento de uma rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia, com base na articulação, gestão e comunicação. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Além de trazer informações sobre os 23 projetos que compõem o edital de fruticultura da Fapesb, o site, administrado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, instituição que lidera as ações do Gestfrut, disponibiliza um banco de dados com estatísticas de 14 fruteiras e uma ferramenta que faz uma análise da rede de colaborações entre os diversos pesquisadores responsáveis pelos projetos.

Dados estatísticos

O dashboard Bahia, ferramenta utilizada para a otimização dos dados estatísticos, trabalha quatro dimensões para cada uma das fruteiras que são focos dos projetos: mesorregiões geográficas (sete), microrregiões geográficas (32), municípios (417) e territórios de identidade (27). As três primeiras integram o escopo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A última (territórios de identidade) foi criada pelo projeto. O período dos dados vai de 1990 a 2016, ano da última estatística do IBGE.

Rede de colaborações

A outra novidade do CenterFrut é a disponibilização das redes de colaborações entre pesquisadores da fruticultura na Bahia. Sob a perspectiva das interações estabelecidas, foi possível realizar estudos sobre o estado da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). As redes são representadas por elementos gráficos (círculos representando os pesquisadores, e linhas as coautorias e coparticipações estabelecidas entre eles).

Com isso, foram construídas duas redes: uma científica, com as informações sobre coautorias em artigos, livros, ou seja, a produção bibliográfica; e a tecnológica, com as coparticipações na geração de tecnologias. E pode haver uma filtragem nas análises por instituição (17) ou por tema, que são as fruteiras (15). São, ao todo, 99 pesquisadores.

Além das redes de colaboração e dos dados socioeconômicos, a página conta com informações sobre os projetos em execução e os concluídos, publicações com análise conjuntural, trabalhos científicos e técnicos (artigos), notícias e links úteis, como Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O CenterFrut integra o plano de ação “Mapear o estado da arte da fruticultura baiana”, coordenado pelo pesquisador Clóvis Almeida.

Parceiros

O Gestfrut é composto por Embrapa Mandioca e Fruticultura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Senai / Cimatec, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Redação com Informações da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital