Andifes publica caderno em defesa das universidades públicas. Material sintetiza contexto vivenciado pelas instituições de ensino superior
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) organizou e publicou um caderno que resume o contexto atual do Sistema Público de Universidades Federais. A publicação Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira ressalta as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, ao desenvolvimento econômico e social do país, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com a Andifes, o país vive dias de debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nessa conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta.
No comunicado divulgado pela Associação está a afirmação de que é necessário “tornar conhecido, não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, que as universidades são eficientes, e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.
Não se trata de um evento, mas de uma ação permanente. Vamos nos unir nesse propósito indispensável de defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais”.
Redação com informações da Ascom/Andifes
Deixe um comentário