Ufal
O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Ufal, em parceria com o Centro Universitário Cesmac, realiza o 1º Seminário de Contribuições Multiprofissionais: Desmistificando o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. O evento será no próximo dia 30, no auditório do Conselho Regional de Psicologia – CRP-15, e faz parte da dissertação de conclusão do mestrado da professora e psicóloga Silvana Paula Mendonça de Alcantara Lima.
Com o formato de mesas redondas, serão abordados diversos temas voltados para o autismo, como: educação inclusiva; avaliação neuropsicológica; comunicação, importância do diagnóstico precoce; tecnologia e autismo; desafios na atenção odontológica; as contribuições da música no tratamento de crianças com TEA; discurso médico e discurso analítico; equoterapia e TEA; direitos da pessoa com TEA e seus familiares e; o atendimento de pessoas com TEA no serviço público.
Haverá também a apresentação do projeto Focinhos terapeutas – Intervenções assistidas por animais, e a palestra de encerramento abordando a temática da sexualidade da pessoa com TEA. O evento que terá como público alvo, profissionais e estudantes da área de saúde e ainda familiares de pessoas com TEA, será gratuito, no entanto, a organização deixa como sugestão a doação de brinquedos pedagógicos que serão distribuídos às instituições que atendem pessoas com o Transtorno.
O evento tem apoio do Conselho Regional de Psicologia – 15º Região, Associação de Amigos Autistas de Alagoas (AMA/AL), Centro de Integração e Desenvolvimento do Autista (Cuida), Cantinho do Psicólogo e Centro Universitário Cesmac. Os participantes receberão certificado de 10h.
Redação com informações da Ascom/Ufal