Reunião de acompanhamento do programa Água Doce Meio Ambiente

quarta-feira, 18 novembro 2015

Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte do encontro, que tem como tema Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento

Começou hoje (18), em João Pessoa, a III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD), que tem como tema Tema: Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento. A equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que trabalha no núcleo estadual do PAD, participa do encontro, que segue até a próxima sexta (20) e está acontecendo no auditório do Hotel Caiçara, em Tambaú.

O evento é uma realização do Ministério do Meio Ambiente e tem por objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização.

Entre os temas previstos para discussão estão: Cenários climáticos no Semiárido Brasileiro, Situação dos mananciais superficiais e dos reservatórios do Semiárido, Água Subterrânea no Nordeste Brasileiro. Também acontecerá um painel sobre “Os desafios da gestão dos sistemas coletivos de abastecimento de água”.

Sobre o convênio firmado entre o MMA e a Semarh, a Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, ressalta que serão beneficiadas com água de qualidade mais de 60 mil pessoas, de 153 comunidades rurais. “O valor total do convênio é de R$ 19,9 milhões que serão investidos em duas partes. Nesta primeira fase estamos investindo R$ 11 milhões na implantação, recuperação e gestão de 68 dessalinizadores em 31 municípios” disse Mairton.

Participarão do encontro: Representantes do Governo Federal, Secretários de Estado e técnicos do dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, órgãos federais, municipais, empresas contratadas e representantes de comunidades beneficiadas pelo Programa.

Os equipamentos atendem aos municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital