Natal sediará, de 13 a 16 de outubro, o Vl Simpósio Internacional de Climatologia (SIC). A proposta do evento é discutir as vulnerabilidades climáticas e suas consequências para o Brasil e o mundo. O tema deste ano trata das Vulnerabilidades Climáticas fazendo uma análise do Brasil no século XXI.
Durante o evento serão discutidas as questões associadas ao clima que nesse momento estão em evidência no País, como a crise hídrica e energética e o desflorestamento da Amazônia.
A partir dessas discussões, o evento pretende também estudar e apresentar novas ferramentas para enfrentar esses problemas e desafios climáticos.
O Simpósio irá contar com a participação de profissionais das áreas de Meteorologia, Hidrologia, Geografia, Oceanografia, Estatística, Ciências Correlatas, Ciência e Tecnologia assim como representantes e servidores da Defesa Civil, das Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e estudantes de Graduação e de Pós-graduação.
Entre alguns palestrantes convidados estarão Luiz Pinguelli Rosa, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e José Antônio Marengo Orsini pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Participam ainda o doutor Antônio Divino Moura diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); Vicente Andreu Guillo Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); e o professor Ricardo Machado Trigo da Universidade de Lisboa.
O Simpósio de Climatologia acontecerá no Hotel Parque da Costeira, no bairro de Ponta Negra, em Natal. Estudantes e profissionais interessados em participar do evento devem realizar as inscrições somente no local a partir das 13h, do dia 13 de outubro. Mais informações sobre os valores e a programação do evento podem ser consultadas no site: http://www.sic2015.com/.