A versão potiguar foi aprovada pelos vereadores de Natal. Em Fortaleza, prefeitura e UFC se unem para implantar o futuro parque
Pelo menos dois projetos de implantação de Parques Tecnológicos no nordeste deram mais um passo rumo à concretização. Em Natal, o Projeto de Lei para a criação de área destinada à instalação de parques tecnológicos foi aprovado pelos vereadores da capital potiguar, que votaram em segunda discussão nesta quarta-feira, 21. No Ceará, a Prefeitura de Fortaleza será parceira da Universidade Federal do Ceará (UFC) na implantação e desenvolvimento do parque que está sendo gestado na instituição.
A iniciativa aprovada pelos vereadores do município de Natal concede incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que se implantarem em áreas estratégicas, com a redução de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviço (ISS), 30% no Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV), além de redução no IPTU e isenção total na licença de localização. Após a aprovação com uma nova emenda em sua redação, o texto segue para sanção do Poder Executivo municipal..
O reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz Melo, comemorou a votação em favor do projeto idealizado pela instituição e proposto pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. “Mais que atrair empresas e gerar impostos, este será um benefício social para o município ao gerar empregos de alta qualificação e incentivar o empreendedorismo na área de TI”, afirmou. A universidade já tem uma proposta para a instalação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, que será encaminhada ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT) após a sanção do Projeto de Lei.
Desenvolvimento e qualificação
Os vereadores responsáveis pela aprovação compartilharam a satisfação de contribuir para o desenvolvimento local. “Estamos votando a favor do povo da nossa cidade”, ressaltou o parlamentar Dinarte Torres. Sandro Pimentel destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da qualificação, da inovação e da tecnologia, enquanto Nina Souza vislumbrou um futuro promissor para Natal. “O parque tecnológico trará um novo mundo para a cidade, que precisa se abrir para o recente mercado de TI”, citou.
O presidente da Câmara Municipal, Raniere Barbosa, agradeceu aos representantes da UFRN pelo apoio nas discussões para melhoria do projeto, cujo conteúdo foi debatido por mais de um ano. Daniel Diniz retribuiu o agradecimento a todos os parlamentares, especialmente aos que se empenharam pela celeridade da tramitação, e estendeu o reconhecimento ao prefeito Carlos Eduardo pela proposição inicial.
O diretor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, José Ivonildo Rêgo, o gerente da incubadora Inova Metrópole do IMD, Anderson Cruz, e o pró-reitor de Pesquisa da instituição, Jorge Falcão, também acompanharam a votação.
Inovação em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza será parceira da Universidade Federal do Ceará na implantação e desenvolvimento do parque tecnológico que está sendo gestado na Instituição. A decisão foi tomada em encontro realizado, no dia 12 de junho, entre o Reitor Henry Campos e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura, Mosiah Torgan (foto).
O parque tecnológico na UFC irá em busca de inovação, abrirá espaço para atrair empresas e se colocará a serviço da sociedade, destaca o professor Henry Campos.
Nesse primeiro contato, que dá início a um trabalho conjunto entre UFC e Prefeitura, o Secretário Mosiah Torgan informou que a municipalidade poderá disponibilizar uma área para a implantação de indústrias limpas na Praia do Futuro, bem como já tem projeto de dar incentivos fiscais para empresas que se instalarem no que está denominando Parque Tecnológico de Porangabuçu.
“Uma parceria com a Prefeitura dá oportunidade, também, de entrarmos com nossos programas de extensão, tendo em vista uma participação cada vez mais estreita com as politicas públicas municipais”, assegurou o reitor da UFC.
Na ocasião ficou acertado que o Secretário Mosiah Torgan enviará ao reitor o mapa das áreas disponíveis da Prefeitura que poderão ser utilizadas para a construção de indústrias e, em seguida, será marcada reunião entre a equipe da STDS e a comissão que trabalha na implantação do parque tecnológico.
Deixe um comentário