Por que o aço inoxidável não enferruja? #HojeÉDiadeCiência

quarta-feira, 19 abril 2017

Muitos utensílios a nossa volta são feitos de aço inox, desde peças de carro, parafusos até panelas e talheres, que podem ser expostos ao ar, umidade ou água, continuando intactos. Mas, quais características o tornam inoxidável? Primeiro devemos saber o que é a ferrugem. Na foto ao lado, detalhe da corrente da ponte Golden Gate em São Francisco EUA. 

A ferrugem

Quando peças de ferro “puro” são expostas ao ar, umidade ou água salgada, inicia-se uma reação eletroquímica do metal com o oxigênio, a água e possíveis sais dissolvidos , formando óxidos/hidróxidos de ferro.  Os hidróxidos formados não aderem à superfície da peça, formando “flocos” que caem e expõe novamente o ferro ao ar e a água. A formação de ferrugem pode prosseguir até o consumo total da peça de ferro atacada.

O que faz o aço inoxidável

O aço inoxidável ainda é em sua maioria ferro, mas pequenas quantidades de outros elementos químicos fazem toda a diferença no resultado final da liga. A presença de cromo, manganês, carbono, silício e em alguns casos níquel e molibdênio conferem uma proteção ao ferro, reagindo com o ar e a umidade no lugar dele, formando uma camada fina de óxidos/hidróxidos estáveis, que aderem à superfície da peça, protegendo-a. O cromo é o principal protetor, uma peça de aço inox deve conter no mínimo 10% desde metal.

Em resumo, para o aço inox não se desfazer como uma peça comum de ferro é necessário que outros elementos reajam com o oxigênio antes do ferro. Nossa atmosfera parece pouco agressiva permitindo a existência de vida, minerais, água… Porém, a presença do oxigênio faz toda a diferença, o mesmo elemento que permitiu o desenvolvimento da vida como conhecemos também é responsável por boa parte das reações relacionadas ao envelhecimento, no caso dos organismos vivos, e à corrosão e oxidação no caso de minerais e rochas. Mas, esse caráter dualista da molécula de oxigênio será assunto para outro artigo!

Fontes

Gostou da coluna? Do assunto? Quer sugerir algum tema? Queremos saber sua opinião. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos e-mail (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag# HojeéDiadeCiencia

Se você ainda não leu a coluna da semana passada, leia agora .

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital