7 de abril é o dia em que se comemora o aniversário do Programa Nacional de Segurança do Paciente na Rede Ebserh
Na segunda-feira (03), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) deu início à II Semana de Segurança do Paciente. O evento, tem como objetivo apoderar os funcionários quanto ao tema e reforçar os protocolos de identificação do paciente, cirurgia segura, parto seguro, segurança no uso, administração e dispensação de medicamentos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, a fim de evitar falhas assistenciais que provoquem danos ao paciente.
A maternidade que é filiar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), traz este ano, além de um stand com jogos interativos e uma exposição fotográfica com as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da maternidade, foi realizado, pela primeira vez, uma simulação cenográfica de um recém-nascido na unidade de terapia intensiva e de uma gestante no leito de alto risco, por meio da qual foi possível identificar os principais erros que podem ser cometidos, colocando em risco a segurança do paciente.
“A proposta de simulação é trazer a realidade para o público presente, apresentar possíveis erros de condutas e procedimentos que podem acarretar em sérios riscos para a segurança do paciente e como minimizar esses fatos”, afirma Edna Marta, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde da maternidade.
Ela comenta que o intuito do evento é minimizar possíveis erros assistenciais da equipe, seguindo corretamente os protocolos e as metas do Ministério da Saúde. “Sabemos que o hospital, em termos de riscos de acidente para o paciente, é o local mais inseguro. Estar dentro dele é estar sujeito a riscos. Seguir os protocolos diminuem as possibilidades de falhas assistenciais que tragam danos ao paciente”, explica.
A Gerente de Atenção à Saúde da Maternidade, Maria da Guia de Medeiros, ressalta a importância e a necessidade dessa ação para os pacientes dentro da casa. “O Brasil tem trabalhado na prevenção de acidentes com os pacientes dentro das instituições. Existe uma frase conhecida que diz que é mais fácil morrer dentro de um hospital do que morrer numa queda de avião. Então, todas as pessoas precisam estar integradas de como é importante trabalhar a Segurança do Paciente enquanto eles estão internados”, falou.
Jogos interativos
A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente da MEJC elaborou um quiz online para que os colaboradores respondessem questões acerca do tema. Thiago Pessoa, Chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais explana como funciona o questionário.
“A gente faz perguntas relacionadas às práticas seguras, aos riscos assistenciais e aos protocolos preconizados pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente: cirurgia segura, identificação do paciente, higiene das mãos, segurança no uso de medicamento, prevenção de lesão por pressão e prevenção de quedas. Para ser o vencedor, o participante deve responder corretamente as perguntas do quiz no menor tempo possível. Ao final, o jogo apresenta um ranking com os maiores pontuadores e o vencedor recebe um brinde. Todos os participantes se envolvem com o tema e acabam saindo estimulados com a dinâmica do jogo”, disse.
Além do quiz, foram elaborados jogos de memória abordando os medicamentos de alta vigilância ou potencialmente perigosos, associação sobre a administração correta de medicamentos, quebra cabeça e jogo de múltipla escolha sobre a higienização das mãos.
Núcleo de Segurança
Em funcionamento desde 2014, o Núcleo foi criado de acordo com as orientações da resolução RDC nº36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde (MS). O serviço é composto por uma equipe multiprofissional e avalia os procedimentos adotados por todos os envolvidos no processo de atendimento ao usuário.
Deixe um comentário