Campanha de estímulo à vacinação acontecerá entre 1º de abril e 31 de maio
A fim de ampliar a imunização, o governo lançará a campanha nacional de atualização vacinal dos estudantes em abril e maio, garantindo acesso às vacinas essenciais. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Saúde (Sesap) coordenará a campanha com apoio da Secretaria de Educação (SEEC), promovendo a imunização estudantil no estado.
A ação acontecerá entre 1º de abril e 31 de maio, com uma cerimônia oficial de abertura no dia 14, destacando a importância da vacinação.
Seguindo o Programa Saúde na Escola, o estado adotou o mote: “Minha Escola Nota 10 na vacinação: Nada de perder ponto na saúde!”, incentivando a adesão. O público-alvo inclui crianças e adolescentes menores de 19 anos, matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio, garantindo ampla cobertura vacinal nos estabelecimentos educacionais.
As unidades de saúde realizarão o Dia D da campanha em 26 de abril, e entre 5 e 9 de maio, ocorrerá a semana de vacinação escolar.
O objetivo é ampliar a imunização conforme o Calendário Nacional, priorizando a vacina do HPV, essencial para a proteção de meninas e meninos contra doenças. A campanha também busca conscientizar crianças, adolescentes, pais, responsáveis e profissionais da saúde e educação, promovendo a vacinação como parte da política nacional de retomada.
“A vacinação escolar é essencial, pois vacinas controlaram doenças fatais, mas o risco persiste. Sem prevenção, essas doenças podem voltar, ameaçando vidas e comunidades inteiras.” Vacinar dentro das escolas facilita o acesso, reduz filas nos postos de saúde e garante mais proteção a crianças e adolescentes, fortalecendo a imunização coletiva na sociedade.
Além disso, trata-se de um compromisso compartilhado entre família, escola e governo, assegurando um futuro mais saudável para nossas crianças e adolescentes no país.
Além das vacinas do calendário básico, as equipes de saúde oferecerão Febre Amarela, Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP) para crianças entre 8 meses e 5 anos.
Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana (DTP), Meningocócica ACWY e HPV serão aplicadas em crianças a partir de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos.
No Rio Grande do Norte, a campanha conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS).
Leia também:
As vacinas são essenciais para a prevenção de doenças
Adesão dos brasileiros cresceu, mas ainda não atingiu patamar de 2011
Fonte: Secretaria de Saúde do RN
Deixe um comentário