Inscrições até 18 de março
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do seu Coletivo Nacional de Educação, lança nesta terça-feira (18) edital para selecionar pesquisadoras e pesquisadores quilombolas de 24 estados para a formação da Rede Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Quilombolas.
O grupo irá fortalecer a representatividade das comunidades na produção e disseminação do conhecimento, desenvolver novos estudos voltados para a realidade e desigualdades que afetam escolas e estudantes quilombolas, atuar para fomentar os princípios da justiça social por meio de pesquisas comprometidas com os territórios quilombolas, entre outras ações de fortalecimento das comunidades.
Os pesquisadores e pesquisadoras selecionados receberão apoio financeiro no valor de um salário mínimo mensal pago no período de nove meses para a realização da pesquisa.
São 28 vagas, sendo 01 vaga por estado que possui comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, e aumentando para 02 vagas na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará, – estados com maior número de comunidades quilombolas.
Veja o edital no site da CONAQ. As inscrições são realizadas até dia 18 de março por meio do preenchimento do formulário online. O edital convida quilombolas, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação e professoras e professores a se inscreverem para compor a iniciativa.
CONAQ