O encontro vai ocorrer no dia 22 de novembro, via plataforma digital
Estão abertas as inscrições para o sétimo encontro do projeto Olhar Mar Adentro. O ciclo de palestras e debates tem como objetivo “conscientizar e mobilizar a população sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções para o lixo no mar, especialmente dos resíduos plásticos.” O encontro vai ocorrer no dia 22 de novembro, na Internet, via plataforma digital.
Nesta edição, os participantes vão conhecer os impactos Da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020) sobre a via e o trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Brasil lança 1,3 milhão de toneladas de plástico por ano no oceano
Os palestrantes serão Ronei Alves da Silva e José Godoy Bezerra de Souza. Silva é catador de materiais recicláveis, bacharel em Direito e atua no Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Souza é Procurador da República, membro do Ministério Público federal, com atuação em direitos humanos.
O projeto Olhar mar adentro integra o projeto “Sustentabilidade como Solução para o Lixo Plástico no Mar” – SOS-OCEANOS. Cobrindo mais de 60% da Terra, os oceanos abrigam a maior parte da sua diversidade. São fonte de recursos vitais em diversas áreas para a humanidade como produção de alimentos, produção de energia, além de seu papel fundamental em relação ao clima. A imensa produção de resíduos que ali chega tem gerado fortes impactos.
Tratado Global sobre plásticos
O projeto é financiado pelo CNPq e executado em parceria por UFPB, UFRN, UFLA, SENAI/CIMATEC, USDA, IFRN, UNESP e Rede Midas Mongaru.
Serviço
OLHAR MAR ADENTRO: Catadores de Materiais Recicláveis após 14 anos da PNRS e 4 anos do Marco Zero do Saneamento
Data: 22 de novembro de 2024
Horário: 15h30m
Local: Google Meet (link na inscrição)
Inscrições pelo SIGAA da UFRN:
Mais informações: sustentacao.ufrn@gmail.com