A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou, em fevereiro, uma “árvore solar”, formada por painéis com capacidade para carregar até dez bicicletas elétricas. A iniciativa é fruto de parceria da universidade, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da universidade (IncubaUECE).
O equipamento é composto de dez painéis fotovoltáicos, postos sobre uma palmeira metálica. Inicialmente, as bicicletas serão utilizadas pela equipe de segurança do campus Itaperi. Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias. Com as bicicletas em uso, a árvore repassará energia para a rede pública.
O reitor Jackson Sampaio disse esperar que a Uece, nos próximos anos, “consolide sua marca na inovação tecnológica, em nossas maiores vocações, que são as tecnologias de informação e comunicação-TIC, biotecnologia e energias renováveis”.
A palmeira metálica composta de aço e fibra de vidro tem a capacidade de gerar 500 kWh/mês.
*Com informações da Uece
A coluna Sciará é atualizada quinzenalmente às terças-feiras. Leia, opine, compartilhe, curta. Use a hashtag #Sciará. Estamos no Facebook (nossaciencia), Instagram (nossaciencia), Twitter (nossaciencia).