Vidas e vozes que importam Geral

segunda-feira, 4 novembro 2024
Mqapheli George Bonono participará do Encontro (Foto: Repordução Change.Org)

Com o tema A luta por terra e moradia na África do Sul e no Brasil, ciclo de encontros de extensão virtuais está com inscrições abertas

Começa na quinta-feira, 14 de novembro, a edição deste semestre do ciclo de encontros de extensão virtuais “Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam”, promovido pelo grupo de pesquisa DESCOM – Insurgências Decoloniais, Comunicação, Artes e Humanidades, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A edição deste semestre tem abrangência transatlântica, contando com convidadas e convidados de Brasil, Argentina e África do Sul para promover trocas de ideias, saberes, experiências e práticas emancipatórias decoloniais e contracoloniais em uma perspectiva Sul-Sul.

Para continuar entregando conteúdo de qualidade, Nossa Ciência precisa do apoio de seus leitores. Faça um pix para contato@nossaciencia.com

Os encontros, três ao todo no atual semestre letivo, acontecerão entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 e serão realizados através da plataforma Google Meet, uma quinta-feira por mês no horário das 9h às 12h. Os encontros estão abertos para todas as pessoas interessadas, de dentro e fora da UFRN.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo portal público do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, através deste link, seguindo o caminho Extensão – Eventos – Procurar Evento. Para se inscrever, não é necessário possuir vínculo com a Universidade.

Luta por terra e moradia

Camila Moradia, fundadora do coletivo Mulheres em Ação no Alemão, no RJ (Foto: Reprodução CPX Alemão)

O primeiro dos Encontros Dialógicos Decoloniais acontecerá na quinta-feira, 14 de novembro, tendo como tema: “A luta por terra e moradia na África do Sul e no Brasil”. O encontro contará com a participação de Mqapheli George Bonono do Abahlali baseMjondolo (Movimento de Moradoras e Moradores de Barracos), desde Durban, África do Sul, e de Camila Moradia, fundadora do coletivo Mulheres em Ação no Alemão, desde o Rio de Janeiro. O debate será mediado pelo professor Antonino Condorelli, coordenador do grupo de pesquisa DESCOM, e a tradução intercalada do inglês para o português e do português para o inglês será realizada pelas estudantes Yasmin Lima e Maria Beatriz França. Após as falas do convidado sul-africano e da convidada brasileira, será aberto o debate com todo o público participante.

As informações sobre os encontros e o link da sala virtual serão enviados com antecedência a todas as pessoas inscritas.

Os Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam pretendem contribuir para o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações históricas sofridas a partir da interseccionalidade de classe, gênero e raça no Brasil e no resto do Sul Global. Não é possível compreender o mundo contemporâneo sem ouvir as contribuições das lutas e conhecer as cosmologias, os pensamentos políticos, as práticas emancipatórias dos povos marginalizados em sua diversidade histórica, social, política, econômica, cultural, territorial, sexual; assim como não vamos conseguir enxergar o Sul sem descolonizar nossas epistemologias e olhares. Não há transformação possível, outro projeto de sociedade possível, outros mundos possíveis sem lutas decoloniais e contracoloniais.

Violações dos direitos humanos e da mãe-terra

Os Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam surgem em meio ao agravamento das violações dos direitos dos humanos e da Mãe-Terra no continente americano e em todo o Sul Global. Violações que expõem, como nunca, a ferida colonial das discriminações e das desigualdades de gênero, étnico/raciais, de classe e sexualidade, assim como a imposição bionecropolítica de um modo único, euro/brancocêntrico, de entender e configurar o mundo que hierarquiza seres e saberes e está levando o continente, o Sul do planeta e a Terra inteira ao colapso social, ambiental e climático.

O enfoque do projeto visa, de igual maneira, contribuir para trocas de saberes e experiências e para a produção de conhecimento crítico sobre uma América Latina e um Sul Global marcados pelo sangue de corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração dos povos periféricos do Sul do mundo e sobre uma experiência de comunicação forjada nos silêncios e invisibilidades impostas a esses corpos.

Na edição deste semestre, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, os Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam promoverão três encontros internacionais online para estimular a troca de experiências, conhecimentos e práticas entre movimentos sociais populares de Brasil e África do Sul; entre ativistas e pesquisadoras feministas negras da América Latina e a África e entre ativistas indígenas latino-americanas(os) pela defesa dos territórios e a construção de novos mundos possíveis a partir das cosmologias de povos originários.

Serviço

Encontros Dialógicos Decoloniais: Vidas e Vozes que Importam – Primeiro encontro.

DATA: 14/11/2024

HORÁRIO: 9h-12h

TEMA: A luta por terra e moradia na África do Sul e no Brasil

CONVIDADOS: Mqapheli George Bonono, Abahlali baseMjondolo (Movimento de Moradoras e Moradores de Barracos), Durban, África do Sul; Camila Moradia, Mulheres em Ação no Alemão, Rio de Janeiro, Brasil.

LOCAL: Plataforma Google Meet

Siga o grupo de pesquisa DESCOM no Instagram.

Leia também: Ainda é tempo de aquilombar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital