Evento integra a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Neurociências, reabilitação, robótica, sustentabilidade e inovação são alguns dos tópicos protagonistas da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, ocorre no formato de uma Feira de Ciências e Mostras Científicas. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, reunindo estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública e particular de vários municípios do Rio Grande do Norte.
A Feira de Ciências e Mostras Científicas do ISD é realizada com o apoio e recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o evento será realizado pela terceira vez no Instituto como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.
Na ocasião, estudantes participantes da modalidade ‘Feira de Ciências’ apresentarão estandes e pôsteres científicos sobre temas diversos, como saúde, clima, ciência e tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Já as Mostras Científicas trazem para o público atividades expositivas de ciência, experimentos e jogos, com o objetivo de introduzir crianças e adolescentes ao mundo da neurociências.
O evento será sediado no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do ISD em Macaíba. A expectativa é que participem cerca de mil crianças, vindo de diversos municípios da região metropolitana de Natal e do interior do estado.
Tutorias prepararam estudantes para a Feira
Pensando no acolhimento e na adaptação de crianças que não possuem experiências prévias com feiras de ciências, o ISD promoveu uma Tutoria de Projetos voltada para as atividades da SNCT para escolas da rede pública de Macaíba.
No treinamento, mestrandos e professores do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto introduziram conceitos sobre a ciência e pesquisa e orientaram os estudantes em possíveis temas de trabalhos. Durante a Feira e Mostras, os alunos retornarão para apresentar as ideias que surgiram ou foram aperfeiçoadas a partir desta prática.
Os trabalhos levados para a Feira de Ciências serão avaliados pelo comitê científico do evento e, ao final de cada dia de apresentação, os mais bem avaliados serão premiados com troféus, medalhas e certificados em uma cerimônia especial.
Deixe um comentário