No ar há pouco mais de um mês, o Nossa Ciência já começa a despertar a atenção da comunidade científica. A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, enviou carta de congratulações às idealizadoras do portal de notícias, jornalistas Edna Ferreira e Mônica Costa.
A professora Ângela ressaltou que a divulgação de invenções e de pessoas criativas, a mediação de informações científicas para a construção de uma consciência e o exercício da cidadania estão a serviço do desenvolvimento regional.
A mensagem, que é assinada conjuntamente pelo vice reitor José Daniel Diniz Melo, lembra que professores pesquisadores da UFRN, nos grupos e bases de pesquisa, nos programas de pós-graduação e eventos científicos, são incessantes produtores de saberes que se acumulam e que se destinam à história da humanidade.
“Desejamos que o Portal Nossa Ciência se firme enquanto mediador/divulgador da produção científica e da inovação tecnológica no RN, de forma compreensível”, revela.
As editoras do portal sentem-se honradas com o reconhecimento e reiteram sua disposição de colaborar para a difusão do saber e do conhecimento. Para isso, exercendo o ofício de jornalistas, cuja missão é oferecer informações úteis que ajudem o cidadão a pensar e exercer a sua cidadania. O Nossa Ciência tem como princípio uma frase do ganhador do Prêmio José Reis, a mais importante láurea do jornalismo cientifico no Brasil, o jornalista Marcelo Leite: ”O papel do jornalismo científico é tornar interessante o que é importante e não tornar importante o que apenas é interessante.”
Leia a mensagem na íntegra:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assessoria de comunicação da reitoria
Caras editoras.
Em nome da administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialmente da comunidade científica, parabenizamo-las pela realização desse sonho: criar o Portal de notícias Nossa Ciência. E que sonho! Divulgar invenções, revelar pessoas criativas, mediar informação científica com vistas a construção de uma consciência e o exercício da cidadania a serviço do desenvolvimento regional. Cremos que tal realização fortalece a ciência, particularmente a potiguar.
Na condição da maior e mais antiga instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte (RN), mais que preparar profissionais para o mundo do trabalho a UFRN tem se firmado, nos últimos 57 anos, uma efetiva produtora de conhecimento, realizadora de ações extensionistas que a aproximam da sociedade potiguar, e inovadora de processos e de tecnologias que se encarregam de facilitar a vida das pessoas.
Portanto, desejamos que o Portal Nossa Ciência se firme enquanto mediador/divulgador da produção científica e da inovação tecnológica no RN, de forma compreensível. Nossos professores pesquisadores, por meio de grupos e/ou bases de pesquisa, assim como os atores dos programas de pós-graduação e eventos científicos, são incessantes produtores de saberes que se acumulam e que se destinam à história da humanidade.
Somos, pois, fontes de informação para essa missão a que o Portal Nossa Ciência se destina. Para além do dever de publicizar o que e para quem fazemos, é sempre um prazer, além de um forte compromisso, dividir com os públicos interno e externo, os resultados do trabalho institucional dessa universidade.
Natal, 10 de novembro de 2015.
Ângela Maria Paiva Cruz
Reitoria da UFRN
José Daniel Diniz Melo
Vice-reitor da UFRN
Deixe um comentário