UFC e Universidade de Estocolmo assinam convênio para formação de estudantes e transferência de tecnologia na área de serviços ambientais
A Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade de Estocolmo e o Centro de Resiliência de Estocolmo (Suécia) acabam de firmar um convênio que possibilitará troca de experiências entre as instituições na área de serviços ambientais para cidades sustentáveis. A parceria teve início há cerca de quatro meses, quando começaram as visitas dos representantes da Universidade de Estocolmo aos diversos cursos da UFC ligados, de alguma maneira, a urbanismo e meio ambiente.
O relacionamento da UFC com instituições de ensino superior suecas tem quatro anos e já resultou em convênio com a Universidade de Boräs. De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da UFC, professor Osmar de Sá Ponte, a parceria agora firmada não se resumirá à formação de estudantes de graduação e pós-graduação, mas abordará também transferência de tecnologia. Neste convênio a troca de experiências será com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-brasileira (CISB).
Representando a Universidade de Estocolmo, Peter Wrenfelt apresentou o projeto Cuidando da Cidade, que está sendo realizado na capital da Suécia, a partir de parceria entre a universidade, prefeitura, construtoras, escritório de arquitetura e empresas de consultoria. O projeto consiste na revitalização de uma área encravada em um parque, nas proximidades de um porto. Uma das intervenções no local é a construção de 10 mil moradias. Segundo Wrenfelt a razão de haver tantas entidades envolvidas nesse projeto é porque as cidades em todo o mundo estão crescendo com muita rapidez e os desafios são enormes.
Parceiros
Além da UFC, estão envolvidas no convênio as prefeituras de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Sobral. Participaram do ato de assinatura o Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o Secretário de Trabalho da Prefeitura de Fortaleza, Cláudio Ricardo de Lima; o professor Alberto Teixeira, Secretário do Planejamento de São Gonçalo do Amarante; e o Cônsul da Suécia e da Noruega, Marcos de Castro.
Deixe um comentário