Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão começa no IFRN-Parnamirim Geral

quarta-feira, 23 novembro 2016

Secitex já tem mais de 3,3 mil inscritos e conta com programação diversificada aberta ao público

Começa nesta quarta-feira (23), a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), que ocorre no Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Considerado o maior evento científico, acadêmico e cultural do IFRN, a Secitex já conta com mais de 3,3 mil inscritos e tem uma programação diversificada e aberta ao público até o sábado (26).

Esta é a segunda edição da Secitex, que neste ano tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. Quem visitar o evento vai ter acesso às atividades que não requerem inscrição, como a Mostra Tecnológica, a Olimpíada de Robótica, o Prêmio de Empreendedorismo Inovador e as mostras culturais, além da praça de alimentação com food trucks. O evento vai reunir estudantes e servidores de todos os 21 campi do IFRN e da Reitoria.

A abertura oficial da Secitex acontece a partir das 19h, no Campus Parnamirim. Após a solenidade, ocorre o Encontro de Corais e o primeiro dia do Festival de Música, com a apresentações de estudantes do IFRN. As apresentações culturais seguem na noite de quinta-feira, com a mostra de teatro e a última noite do Festival Musical, que ocorre em um palco montado na área externa do campus.

Primeiras atividades

Apesar da abertura oficial começar apenas na noite da quarta-feira, ao longo do dia já vão ser realizadas atividades da Secitex, com a realização de minicursos, oficinas e o primeiro dia do Prêmio de Empreendedorismo Inovador, que conta com 135 inscritos. Os minicursos oferecidos englobam temas que vão de primeiros socorros até desenvolvimento de jogos, enquanto as oficinas têm temas relacionados principalmente à saúde, educação e ciência.

Mostra Tecnológica

Na quinta (24) e na sexta-feira (25) acontece a IV Mostra Tecnológica do IFRN. Com 38 trabalhos selecionados, a atividade vai contar com demonstrações práticas dos projetos apresentados. Os projetos disputam 8 credenciais para competições científicas nacionais, entre elas, a Febrace, na USP. Entre os projetos estão produtos voltados à acessibilidade para deficientes auditivos, métodos de reaproveitamento da água, aplicativos para combate à corrupção, entre outros.

Olimpíada de Robótica

Na sexta-feira, a robótica deve chamar atenção dos visitantes da Secitex. A competição vai ser disputada por 23 equipes formadas por um servidor e até quatro alunos do IFRN e a equipe campeã vai ser credenciada para evento na França.

Veja a programação completa .

Confira o site do evento .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido pela Interativa Digital