Seria Vênus a Terra no Futuro? #HojeÉDiadeCiência

terça-feira, 8 novembro 2016

Atualmente, nosso vizinho do sistema solar não possui nenhuma semelhança com a terra, mas já possuiu clima muito parecido com o nosso, podendo até ter abrigado vida! Seria Vênus o nosso futuro?

O passado de Vênus

O planeta, assim como a Terra, já abrigou mares e atmosfera parecida com a nossa e pode ter sido um paraíso para a vida quando nosso universo era jovem, há 2 bilhões de anos.

Vênus possuía oceanos e continentes semelhantes aos nossos, mas algo o transformou no planeta inóspito e hostil que é hoje.

Semelhanças com a Terra

Vênus e a Terra compartilham massa e tamanho semelhantes, além de serem constituídos dos mesmos elementos básicos, mas o fato de Vênus ser 30% mais próximo do Sol do que a Terra, fez toda a diferença, mesmo Vênus estando na zona habitável do sistema solar.

O que deu “errado”?

No decorrer de bilhões de anos, os oceanos de Vênus lentamente secaram, transformando toda sua água em vapor, que por sua vez ficou retido na atmosfera, causando um imenso efeito estufa. O efeito estufa acontece quando os raios solares são absorvidos pela superfície do planeta, que devolve esta energia para a atmosfera onde estão os conhecidos “gases do efeito estufa” como, metano, dióxido de carbono e vapor d’água, que absorvem parte da energia emanada pelo planeta, aumentando a temperatura.

Em Vênus o efeito estufa se deu por dois grandes motivos, o vapor d’água e seus vulcões ativos, que expeliram toneladas de gases estufa, cobrindo todo o planeta com densas nuvens de ácido sulfúrico, resultante da combinação do dióxido de enxofre expelido dos vulcões e o vapor d’água dos oceanos. Com a cobertura de nuvens, a pequena porção de raios solares que consegue alcançar a superfície fica “presa” na atmosfera, isso tornou Vênus um planeta extremamente quente com temperaturas na faixa de 450oC e pressões atmosféricas de 90 atm! A sensação de viver em Vênus não deve ser das melhores, algo próximo de viver em temperaturas capazes de derreter chumbo e sob uma pressão equivalente à 1000 metros de profundidade em nossos oceanos.

Será o nosso futuro?

A hipótese mais aceita é a de que em um curto espaço de tempo, seja impossível atingirmos os estágios de efeito estufa observados em Vênus, porém existem cientistas que discordam, e afirmam que se continuarmos a queima de carvão e óleo, atingiremos um estágio de efeito estufa tão avançado quanto em Vênus.

A longo prazo, o efeito estufa não será mais um problema já que conforme nosso Sol for consumindo seu hidrogênio, ele se tornará cada vez maior, engolindo boa parte do sistema solar, expelindo toda sua atmosfera para o espaço, tornando-se uma anã branca e posteriormente uma bela nebulosa planetária, mas não se preocupe, isso irá ocorrer daqui bilhões de anos.

Independente das discordâncias, é certo que a temperatura da Terra está aumentando devido à queima de combustíveis fósseis, podemos não chegar ao estágio observado em Vênus atualmente, porém podemos tornar a vida muito mais difícil do que já está.

Gostou da coluna? Do assunto? Quer sugerir algum tema? Queremos saber sua opinião. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos e-mail (redacao@nossaciencia.com.br). Use a hashtag #HojeéDiadeCiencia

Os comentários estão desativados.

Site desenvolvido pela Interativa Digital